Atlanta | Crítica da 1ª Temporada

Atlanta | Crítica da 1ª Temporada

postado em: Mãe, eu que fiz! | 0

Atlanta é uma série de comédia/drama, que estreou no dia 6 de setembro de 2016 pelo canal FX. Criada e estrelada por Donald Glover, a série apresenta a história do rapper ‘Paper Boi’ e seu primo, que tentam vencer no mundo do rap.

Em apenas duas semanas no ar, a série mostrou o porque deveria ser renovada. A segunda temporada foi ao ar dia 30 de março de 2018.

O enredo

Atlanta conta a história de Earnest (Donald Glover) e seu primo rapper ‘Paper Boi’ (Brian Tyree Henry).
Após o primo rapper começar a fazer algum sucesso no bairro, Earnest pede para ser seu empresário. Eles querem vencer no mundo da música, mas acima de tudo, ganhar dinheiro para endireitar a vida complicada que levam e melhorar a vida de suas famílias.

Earnest é um cara humilde, sempre sem grana, mas ambicioso. Ele sabe que o primo tem potencial, mas que o desperdiça com seu temperamento explosivo. Assim, tentando ajudar seu primo, eles acabam frequentando locais que não estão acostumados em busca de visibilidade.



O roteiro

O roteiro desta série é incrível. Os episódios são bem escritos e os personagens bem desenvolvidos. Mesmo sendo uma comédia, há muitas cenas dramáticas, principalmente quando assuntos polêmicos são abordados, como o preconceito com negros e pobres e a violência policial contra os negros.

Um episódio que me chamou a atenção foi o sétimo. O episódio inteiro foi mostrado como um canal de televisão, mesclando comerciais nonsense, com muita crítica ao consumismo, e cenas de uma entrevista com ‘Paper Boi’. Este episódio, para mim, resumiu o que a série se propõe a ser.

Entre os comerciais que vemos no episódio, está o do serial Coconut Crunch. Dê uma olhada:

 

Atuações

Atlanta tem boas atuações. Donald Glover e Brian Tyree Henry conseguem ser engraçados e profundos quando necessário. Já o elenco de apoio é um pouco ‘overacting’. Talvez, isto seja proposital, para deixar mais evidente algumas cenas absurdas. Mesmo assim, as vezes fica caricato demais.

Isto não chega a ser um problema, pois como a série se propõe a também ser uma comédia, podemos aceitar alguns exageros.

Direção

Atlanta também marca o inicio da parceria de Donald Glover com Hiro Murai, o diretor de vários dos episódios. A direção é muito boa, principalmente onde se exige mais dramaticidade. É nestes momentos dramáticos que vemos a mão do diretor.

Para quem não sabe, Hiro Murai também foi diretor do clipe ‘This is America’. Donald Glover, que também canta rap usando o nome Childish Gambino, lançou o clipe de sua nova música em 5 de maio deste ano. Clipe que já superou a marca de 120 milhões de visualizações.

 

 

 

This is America

 

Conclusão

Atlanta não apenas vale a pena por ser uma boa comédia. Ela também traz assuntos importantes e uma história de superação, apesar das adversidades. Ela trata de assuntos polêmicos de uma jeito divertido e provocativo, e por tudo isto já valeria a pena conferir.

Deixe uma resposta